Bom, você pode ter chegado até aqui, já sabendo que quer fazer terapia e as razões para isso. Ou, pode ser também, que você tenha chegado aqui apenas com alguns pensamentos sobre isso e sem muita certeza se deve ou não fazer terapia. Se você está no segundo caso (mas o primeiro caso também é muito bem-vindo), vem comigo, que vou falar um pouquinho mais sobre os benefícios que você pode ter com a terapia.
Você pode achar que se conhece muito bem, mas a verdade é que grande parte do que fazemos e pensamos é altamente influenciável por diversos fatores internos e externos. Sendo que, temos pouca consciência de muitas coisas relacionadas a nós mesmos. A terapia é um espaço que permite você tomar consciência das suas motivações, das razões pelas quais se comporta como se comporta, das razões pelas quais gosta do que gosta, sente o que sente, sofre o que sofre. E isso acontece, porque é um espaço que promove a autorreflexão e o olhar para dentro de forma guiada. O psicólogo auxilia você a olhar e pensar pontos que você não consegue sozinho.
Suas dores são importantes, você deve olhar para elas. Mas somente olhar para as suas dores não é o suficiente. Isso pode fazer com que você apenas se sinta pior. Esse olhar a que me refiro é olhar para compreender. Quando fazemos terapia, olhamos para as nossas dores com um cuidado e delicadeza que não fazemos normalmente. Trabalhamos para entender de onde vem essa dor, como ela se tornou o que se tornou. Fazemos um percurso pela nossa história, tanto mais antiga, quanto mais recente. E com isso, mudamos a forma como olhamos para essa dor e, consequentemente, mudamos a forma como sentimos isso. Nós ressignificamos nossa história e dores. E aquela dor que doía tanto, passa a ser uma cicatriz e não mais uma ferida.
Mas a terapia também é um ótimo espaço para pensar sobre sua autoestima, como você tem visto você mesmo, como tem se sentido quando se olha no espelho. É também um lugar para você olhar para as suas emoções, como está sua raiva? Isso também importa. Aprender a identificar, entender e lidar com suas emoções também é parte essencial de uma terapia e parte essencial para uma vida mais feliz.
Mas eu diria que acima de tudo, a terapia é SEU ESPAÇO. O lugar em que você pode ser você, sem amarras, sem medos. É o lugar seguro para você encarar seus monstros. É o lugar onde VOCÊ É QUEM MAIS IMPORTA e isso faz toda diferença.